Ajude o site Cristãos Atrevimentos com qualquer valor

Quero Doar

Passo surpreendente do Papa enfermo: ele quer convocar os cardeais para Roma

06 de Março de 2025

Polonia Christiana

Polonia Christiana

Passo surpreendente do Papa enfermo: ele quer convocar os cardeais para Roma

O Santo Padre encontrou-se com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, decidindo convocar um consistório, ou seja, uma assembleia consultiva de todos os cardeais.

Essa reunião dos cardeais irá tratar da questão da canonização dos santos. Em teoria, o assunto é completamente normal, mas considerando a actual condição de saúde do Papa Francisco, surge uma pergunta crucial: será que o Santo Padre planeia comunicar algo mais aos cardeais?

Contribua com qualquer valor para o site "Cristãos Atrevimentos" Quero Doar Claro, estamos a falar de repetir o passo do seu predecessor, Bento XVI. O Papa Ratzinger, em 11 de Fevereiro de 2013, encontrou-se com parte dos cardeais e funcionários do Vaticano para anunciar a data da canonização de 800 mártires. Na ocasião, revelou também que renunciaria ao cargo no dia 28 de Fevereiro daquele ano.

O Papa Francisco nunca excluiu a possibilidade de renúncia. Nos últimos dias surgiram muitos relatórios indicando que ele poderia dar este passo se a sua saúde estivesse muito debilitada. Isso foi referido por dois cardeais conhecidos e influentes: Gianfranco Ravasi e Jean-Marc Aveline.

Bento XVI foi criticado por ter renunciado de forma súbita e sem amplas consultas. Francisco admitiu anteriormente que discute qualquer eventual renúncia com um círculo próximo de cardeais. Parece lógico que, se quisesse renunciar como Bento XVI, ele anunciaria essa decisão durante o consistório.

Na segunda-feira (24-2-2025) o Papa Francisco conversou sobre a convocação do consistório com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. Acompanhou-os o vice de Parolin, arcebispo Edgar Pena Parra. Estes eclesiásticos são, por assim dizer, os responsáveis pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Vaticano.

Ainda não foi divulgada a data do consistório planeado.

O Papa Francisco encontra-se hospitalizado desde 14 de Fevereiro. De acordo com as informações médicas diárias transmitidas, o seu estado é muito grave, embora estável.

Publicado em: PCh24.pl

Donativos