Ajude o site Cristãos Atrevimentos com qualquer valor

Quero Doar

O Papa da Eucaristia

19 de Maio de 2025

Armando Alexandre dos Santos

Armando Alexandre dos Santos

O Papa da Eucaristia

São Pio X foi um Papa surpreendente. Logo depois de eleito, em 1903, começou seu Pontificado nomeando Cardeal e Secretário de Estado um jovem eclesiástico que nem sequer era italiano. Foi assim que Mons. Rafael Merry del Val se tornou o braço direito e o mais íntimo colaborador do novo Papa. Muitos anos depois, Merry del Val relatou a experiência inesquecível que representou, para ele, o convívio assíduo com um Santo. Seu relato vivo, comovedor, cheio de episódios e observações interessantes pode ser encontrado no livro "O Papa que eu conheci de perto - Memórias do Cardeal Rafael Merry del Val", trad. de A. de França Andrade, acessível pelo site www.livrariapetrus.com.br).

Contribua com qualquer valor para o site "Cristãos Atrevimentos" Quero Doar Nascido em 1835, numa humilde família de camponeses do Vêneto, que então fazia parte do Império Austríaco e mais tarde se incorporou ao Reino da Itália, foi com grande sacrifício que Giuseppe Sarto - o futuro Pio X - conseguiu estudar e ordenar-se sacerdote. Quando menino, para cursar a escola primária precisava caminhar diariamente 14 quilômetros, e o fazia descalço, para poupar os preciosos sapatinhos que necessitava usar durante as aulas.

De grande inteligência e ainda maior piedade, dirigiu-se para o Seminário de Pádua, onde cursou Filosofia e Teologia. Quando, ainda seminarista, pela primeira vez foi visitar sua família já vestido com batina, sua virtuosa mãe, que já era viúva, deu aos filhos uma ordem: a partir daquele momento, estavam todos proibidos de se dirigirem a Giuseppe com o pronome tu. Em sinal de respeito pelo futuro sacerdote, deviam se dirigir ao irmão chamando-o como senhor.

Ordenado sacerdote em 1858, foi designado para auxiliar do pároco de Tombolo, uma pequena aldeia onde ficou durante nove anos. Foi, depois, pároco de Salzano, uma aldeia um pouco mais importante, durante outros nove anos. Nos nove anos seguintes, foi cônego, reitor do seminário e vigário geral na diocese de Treviso. Nomeado bispo de Mântua em 1884, lá ficou por mais nove anos, sendo em seguida elevado a Cardeal-Patriarca de Veneza. Já estava há nove anos nessa altíssima dignidade quando foi eleito Papa. A se manter a curiosa coincidência de nove anos em cada uma das fases de sua carreira, deveria morrer nove anos depois... Mas isso não ocorreu, pois Deus o conservou no Sumo Pontificado durante onze anos.

Manteve sempre espírito de pobreza, não cedendo a uma tentação muito frequente entre dignitários eclesiásticos da época: nunca favoreceu a ascensão social de seus parentes, mas manteve-os na digna e modesta posição que sempre haviam ocupado. Uma única exceção: quando nomeado bispo, quis dar um presente a sua mãe, mandando assentar um piso de lajotas na cozinha de sua casa, que até então era de terra batida.

Pio X faleceu em 1914, poucos dias após a eclosão da 1ª. Guerra Mundial. Já em vida gozava de fama de santidade e lhe eram atribuídos diversos milagres. Após sua morte, multiplicaram-se as graças alcançadas por sua intercessão. Foi beatificado em 1951 e canonizado em 1954.

Em todas as fases da vida, sempre foi exemplar. Foi modelo de seminarista, modelo de sacerdote, modelo de bispo, modelo de cardeal, modelo de Papa. Seu lema, "tudo restaurar em Cristo", acompanhou-o desde a humilde aldeiazinha em que começou a trabalhar até o sólio de São Pedro. Seu pontificado, embora tenha transcorrido num período particularmente difícil e conturbado, deve ser considerado um dos mais fecundos de toda a História da Igreja.

Foi chamado o "Papa da Eucaristia", pois incentivou a prática da Comunhão frequente e permitiu a Primeira Comunhão a crianças pequenas, tão logo atingissem o uso da razão. Regulamentou a música sacra na liturgia, ordenou e dirigiu a codificação do Direito Canônico, reformou a Cúria Romana e o Breviário, defendeu os direitos da Igreja lesados por governos anticatólicos. E, sobretudo, foi o Papa que fulminou a grande heresia do século, o modernismo, considerado por ele "a síntese de todas as heresias".

O sobrenome Sarto, que significa alfaiate, é muito comum em toda a Itália, sendo portado por pessoas que não têm nenhum parentesco entre si. Mas, pelo que pude apurar, os Sarto que vivem em Piracicaba são originários do Vêneto e realmente têm parentesco com São Pio X.

 

Donativos